Lista dos trabalhos com horários e locais para apresentação no II Seminário Internacional sobre el Arte Público en Latinoamérica
Horários e Salas
10 de novembro - MANHÃ | |||||
Sala 1 – Pós-Graduação em Artes – Arte Pública e espaços urbanos na América Latina | |||||
Mesa 1 | |||||
09:00-09:20 | ARTE PÚBLICA EM FLORIANÓPOLIS: A PRAÇA XV COMO UM MICROTERRITÓRIO. Giovana Zimermann e Cesar Floriano dos Santos. Brasil | ||||
09:20- 09:40 | ARTE PUBLICA E ESPAÇO POLÍTICO: Configurações e similaridades na construção do espaço urbano de Brasília (DF) e de Palmas (TO). Ubiraelcio Malheiros. Brasil | ||||
09:40-10:00 | A ESCULTURA CINÉTICA NO ESPAÇO PÚBLICO: dois estudos de caso. Almerinda da Silva Lopes. Brasil | ||||
10:00-10:20 | debate | ||||
10:20-10:40 | Intervalo para café | ||||
Mesa 2 | |||||
10:40-11:00 | ARTE, POLÍTICA E COMUNICAÇÃO NO BRASIL DOS ANOS 1960. Os outdoors realizados por Nelson Leirner. Bruno Sayão. Brasil | ||||
11:00-11:20 | A discreta participação do público: Dan Graham, Antoni Muntadas e Ana Tavares. Fábio Lopes de Souza Santos e David Moreno Sperling. Brasil | ||||
11:20-11:40 | AMPLOS CIRCUITOS: a obra fora do museu. Michel Masson e Ivvy Pessôa Quintella. Brasil | ||||
11:40:12:00 | ARTE EXTRAMUROS NO BRASIL. A confluência entre espaço urbano e instituição cultural na formação da vertente artística Extramuros no Brasil. Sylvia Furegatti. Brasil | ||||
12:00-12:20 | Debate | ||||
Mesa 3 | |||||
09:00-09:20 | ARTE URBANO Y RECHAZO SOCIAL. La escultura pública La Figura Obscena en Colima, México. Sandra Uribe y Ana B. Uribe. México. | ||||
09:20- 09:40 | A ARTE PÚBLICA NA ÁREA URBANA DA CIDADE DE NITERÓI Dentro do Percurso Litorânea. Helenita Bueno Gonsalez e Maria Clara Amado Martins. Brasil | ||||
09:40-10:00 | PRÁTICAS POLÍTICAS DE VISIBILIDADES NA AMÉRICA LATINA: radição, rupturas e relações entre alteridades: goiânia/goiás e “la victoria”, centro do setor sul da cidade de santiago do chile. Sainy C. B. Veloso e Márcia Metran. Brasil | ||||
10:00-10:20 | Debate | ||||
10:20-10:40 | Intervalo para café | ||||
Mesa 4 | |||||
10:40-11:00 | ARTE PÚBLICO Y COMUNIDAD LATINA. La producción artística del Centro Cívico en Este de Los Angeles, Ca. Ana B. Uribe y Rude Calderón. México. | ||||
11:00-11:20 | ARTE PÚBLICA E OS NÃO-LUGARES. O caso de Mosqueiro: uma ilha de Belém-PA. Renato Vieira de Souza. Brasil. | ||||
11:20-11:40 | ARTE PÚBLICA E ARTE DE RUA. Graffiti versus grafite. Waldemar Zaidler. Brasil | ||||
11:40:12:00 | GRAFITE E URBANIDADE: insurgências em Vitória – ES Daniela Coutinho Bissoli e Eneida Maria de Souza Mendonça. Brasil | ||||
12:00-12:20 | Debate | ||||
Sala 3 – Pós-Graduação em Artes | Arte Pública e memória nas cidades latinoamericanas | ||||
Mesa 5 | |||||
09:00-09:20 | PATRIMÔNIO E MEMÓRIA VIDEOGRÁFICA. Mapeamento audiovisual para catalogação da Arte Publica do Parque Buenos Aires em São Paulo. Claudia Garrocini. Brasil | ||||
09:20- 09:40 | A PAISAGEM COMO CENÁRIO. Mirante, memória e intervenção. Evandro Andrade e Claudia Garrocini. Brasil | ||||
09:40-10:00 | PUENTE DE LA MEMORIA© . Viviana Ponieman. Argentina. | ||||
10:00-10:20 | debate | ||||
10:20-10:40 | Intervalo para café | ||||
Mesa 6 | |||||
10:40-11:00 | DISCIPLINAMIENTO, INDIVIDUACIÓN: la escena social como nuevo territorio para el arte. Nadinne Canto Novoa. Chile | ||||
11:00-11:20 | ARTE PÚBLICO, CIUDADANÍA E HISTORIA. Estrategias para la visibilización de la historia ciudadana. Gisela Villarroel. Argentina | ||||
11:20-11:40 | UNA EXPLORACIÓN A LA CIUDAD ACTUAL. Deseos, traumas y olvidos en el arte chileno contemporáneo. Carol Illanes. Chile. | ||||
11:40:12:00 | CONSTRUCCIÓN VISUAL DE LA MEMORIA EN EL ESPACIO PÚBLICO. Memoria y olvido en la ciudad de Medellín. Paolo Villalba Storti. Colombia | ||||
12:00-12:20 | Debate | ||||
Sala 4 Pós-Graduação em Artes | A figura do Heroi e a identidade nacional | ||||
Mesa 7 | |||||
09:00-09:20 | LA JURA DE FERNANDO VII EN 1808, EN LA VILLA DE SAN BARTOLOMÉ DE HONDA. La recordatio efímera en el Antiguo Régimen neogranadino. Juan Ricardo Rey-Márquez. Colombia | ||||
09:20- 09:40 | ARTE Y POLÍTICA A MEDIADOS DEL SIGLO XIX en la Nueva Granada: el caso del “Bolívar de Tenerani”. Carolina Vanegas Carrasco. Colombia | ||||
09:40-10:00 | Derroteros de una imagen. El monumento ecuestre al General José de San Martín en Boulogne sur Mer, Francia, y su destino en suelo americano. Teresa Espantoso Rodríguez y Viviana G. Isola. Argentina | ||||
10:00-10:20 | Debate | ||||
10:20-10:40 | Intervalo para café | ||||
Mesa 8 | |||||
10:40-11:00 | HÉROES DE ALPARGATAS. De la reivindicación política al monumento público. Patricia Favre. Argentina | ||||
11:00-11:20 | EL MONUMENTO A LOS FUNDADORES DE BAHÍA BLANCA (1928-1931). Diana Ribas. Argentina | ||||
11:20-11:40 | A POLÊMICA EM TORNO DO MONUMENTO A IRACEMA e a construção do herói nacional. Sabrina Albuquerque de Araújo Costa. Brasil | ||||
11:40:12:00 | “LA CONMEMORACIÓN DEL V CENTENARIO DEL LLAMADO DESCUBRIMIENTO DE AMÉRICA en Bahía Blanca: una nueva conquista sobre el espacio público”. Carolina Montero. Argentina | ||||
12:00-12:20 | Debate | ||||
Sala 5 – Auditório Centro de Artes | Intervenções urbanas, land art e site specific: relações com a arte públic na América Latina | ||||
Mesa 09 | |||||
09:00-09:20 | AURA DA OBRA DE ARTE PÚBLICA: uma análise das intervenções artísticas no espaço urbano a partir do conceito benjaminiano de aura. Lamounier Lucas Pereira Júnior. Brasil. | ||||
09:20- 09:40 | ESTÉTICA, COTIDIANO, MEMÓRIA E EMANCIPAÇÃO. Possibilidades formadoras da arte pública. Rita Márcia Magalhães Furtado. Brasil | ||||
09:40-10:00 | ARTE PÚBLICA COMO INTERAÇÃO. Proposições mínimas em paisagens banais. Clara Luiza Miranda. Brasil. | ||||
10:00-10:20 | debate | ||||
10:20-10:40 | Intervalo para café | ||||
Mesa 10 - | |||||
10:40-11:00 | THIS LAND YOUR LAND: turismo, transgressão e mobilidade. Ines Linke. Brasil | ||||
11:00-11:20 | CLAREIRAS: o acesso físico à terra e os modos de produção. Louise Marie Cardoso Ganz. Brasil. | ||||
11:20-11:40 | ANÁLISE DE QUATRO EXPOSIÇÕES DE ESCULTURAS recombinantes, articuladas ao público e ao conceito de espaço público. Sidney Tamai. Brasil. | ||||
11:40:12:00 | debate | ||||
11 de novembro - MANHÃ | |||||
Sala 1 Pós-Graduação em Artes | Patrimônio, memória e políticas de governo para a arte pública na América Latina | ||||
Mesa 11 | |||||
9:00-9:20 | A CIDADE COMO ORGANISMO VIVO: as alterações na paisagem de Vitória do século XIX a 1950. Aparecido José Cirillo e Rosa da Penha Ferreira da Costa. Brasil | ||||
9:20- 9:40 | ENTRE PROGRAMAS E PROJETOS. Maria Helena Lindenberg e Samira Margotto Brasil. | ||||
9:40-10:00 | ARTE PÚBLICO, ARTE URBANO. Debates y proyectos en la Buenos Aires de los años veinte. Raúl Piccioni. Argentina | ||||
10:00-10:20 | OS EQUIPAMENTOS SOCIAIS NA ARTE PÚBLICA. O espaço urbano da poligonal 1 de Vitória (ES) na cena artística. Agnes Leite Thompson Dantas Ferreira | ||||
10:20-10:40 | Debate | ||||
10:20-10:40 | Intervalo para café | ||||
Sala 2 Pós-Graduação em Artes | Patrimônio, memória e políticas de governo para a arte pública na América Latina | ||||
Mesa 12 | |||||
09:00-09:20 | TENSIONES Y VIRAJES EN EL DIÁLOGO DE LOS MONUMENTOS CONMEMORATIVOS CON LA CIUDAD. Referentes para la discusión a partir del caso de Tunja, Colombia. Julián Andrés Llanos Jaramillo. Colombia. | ||||
9:20- 09:40 | A ARTE PÚBLICA NA CIDADE DE FLORIANÓPOLIS: o papel do poder pùblico na política de construção de um acervo de arte pública. Lú Pires e Jeanine Mara Tavares. Brasil. | ||||
09:40-10:00 | ARTE PÚBLICA E ESPAÇO URBANO: MARCAS DA BIENAL DO MERCOSUL NA CIDADE DE PORTO ALEGRE. Bianca Knaak. Brasil | ||||
10:00-10:20 | MÍDIA E ARTE NA METRÓPOLE. Estudo sobre a paisagem urbana de São Paulo após a Lei Cidade Limpa. Jonatha Jünge e Cesar Floriano dos Santos. Brasil. | ||||
10:20-10:40 | debate | ||||
10:40-11:00 | Intervalo para café | ||||
Sala 3 Pós-Graduação em Artes | Intervenções urbanas, land art e site specific: relações com a arte públic na América Latina | ||||
Mesa 13 | |||||
09:00-09:20 | WORKSHOP [ZONAS LIMINARES]: agenciamento situacional de pesquisadores, práticas artísticas e mapeamento de fenômenos urbanos. Antoni Muntadas, David Moreno Sperling, Fábio Lopes de Souza Santos e Ruy Sardinha Lopes. Brasil. | ||||
09:20- 9:40 | O APARELHADO NO JARDIM. Uma proposta narrativa de antimonumento na UFSM. Fabio Purper Machado e José Francisco Flores Goulart. Brasil. | ||||
09:40-10:00 | BIKE FOODS: PASSEIO, NATUREZA E MODOS DE PRODUÇÃO. Louise Marie Cardoso Ganz. Brasil. | ||||
10:00-10:20 | A EXPERIÊNCIA PRIVADA com a arte publica no Projeto Inquilino. Julio Cesar da Silva. Brasil | ||||
10:20-10:40 | Debate | ||||
10:40-11:00 | Intervalo para café | ||||
Sala 4 Pós-Graduação em Artes | Intervenções urbanas, land art e site specific: relações com a arte públic na América Latina | ||||
Mesa 15 | |||||
09:00-09:20 | “TEATRO CALLEJERO” Y “PERFORMANCE URBANA”. Dos maneras coyunturales de hacer arte público en democracia. María Laura González. Argentina. | ||||
09:20-09:40 | “O GUARDA-CIRCO” E A PERFORMANCE clownesca nos espaços públicos de Florianópolis – SC Raquel Guerra e Laédio José Martins. Brasil. | ||||
09:40-10:00 | AS INCORPORAÇÕES DAS AÇÕES URBANAS na cidade contemporânea. Ivvy Pessôa Quintella e Michel Masson. Brasil. | ||||
10:00-10:20 | MARGINALIDAD, MEMORIA Y ENCUENTRO. Experiencias de arte, ciudadanía y entorno urbano en el Chile actual. Bernardita Abarca Barboza. Chile. | ||||
10:20-10:40 | Debate | ||||
10:40-11:00 | Intervalo para café | ||||
Sala 5 Auditório Centro de Artes | Intervenções urbanas, land art e site specific: relações com a arte públic na América Latina | ||||
Mesa 16 | |||||
09:00-09:20 | EIA, EXPERIÊNCIA IMERSIVA AMBIENTAL: ações na cidade de São Paulo. Milena Durante. Brasil. | ||||
09:20- 09:40 | A INTERVENÇÃO DA POÉTICA VISUAL DE EDUARDO KOBRA NA CIDADE DE SÃO PAULO. Dalmo de Oliveira Souza e Silva e Marina Jugue Chinem. Brasil. | ||||
09:40-10:00 | ESCULPIENDO ESPACIOS POLÍTICOS. C.A.D.A. y sus intervenciones en el espacio público. Beatriz Sánchez S. Chile | ||||
10:00-10:20 | DA ESFERA RELACIONAL AO ESPAÇO PÚBLICO: O Projeto Terra Doce na via UERJ – Mangueira. Isabela Frade, Joice Henck e Letícia Saraiva. Brasil. | ||||
10:20-10:40 | debate | ||||
10:40-11:00 | Intervalo pra café | ||||
Sala 6 Pós-gradua-ção em Artes | Intervenções urbanas, land art e site specific: relações com a arte pública na América Latina | ||||
Mesa 17 | |||||
09:00-09:20 | LA CIUDAD DEL MARGEN. MÁS ALLÁ DEL ARTE PÚBLICO COMUNITARIO. Un proyecto de Ángela Ramírez. Ignacio Szmulewicz R. Chile. | ||||
09:20- 09:40 | O TRÂNSITO ENTRE ESPAÇOS E LUGARES: Experiências de Gordon-Matta Clark e o grupo Viajou sem Passaporte. Paola Lopes Zamariola. Brasil. | ||||
09:40-10:00 | ARTE PÚBLICA E INDIVIDUALIDADE: estratégias no “habitar” o espaço da obra. Angela Maria Grando Bezerra e Melina Almada Sarnaglia. Brasil. | ||||
10:00-10:20 | FRONTEIRA: ARTE: DOIS MUNDOS: projetos de arte de Alfredo Jaar e Judi Werthein entre América Latina e os Estados Unidos. Luiz Sérgio de Oliveira. Brasil. | ||||
10:20-10:40 | Debate | ||||
10:40-11:00 | Intervalo para café |
Lista dos trabalhos aceitos para apresentação e publicação no II Seminário Internacional sobre el Arte Público en Latinoamérica.
Lembramos que a efetivação da inscrição e o pagamento da taxa de inscrição são necessárias para a publicação nos Anais.
Listado de ponentes aceptados al IIº Seminario Internacional sobre Arte Público en Latinoamérica GEAP-LATINOAMÉRICA (UBA) Argentina / Mestrado em Artes UFES Vitoria, Brasil | |||||||
No. total | AUTOR | TÍTULO | PAÍS | ||||
1 | Abarca Barboza, Bernardita | MARGINALIDAD, MEMORIA Y ENCUENTRO. Experiencias de arte, ciudadanía y entorno urbano en el Chile actual | Chile | ||||
2 | Alarcón Ramírez, Alicia – Carolina Pelegrí Kristic – Alejandro Ortiz Espinoza – Alex Chellew Murillo – Alejandra Contreras Salvo | ARTE PÚBLICO EN CHILE 16 Años de la Comisión Nemesio Antúnez | Chile | ||||
3 | Andrade, Evandro, Claudia Garrocini | A PAISAGEM COMO CENÁRIO Mirante, memória e intervenção. | Brasil | ||||
4 | Azevedo, Nelé | Apresentação da pesquisa e maquete da proposta de intervenção em site specifc para a cidade de São Paulo: Anhangabaú: um rio para os ausentes | Brasil | ||||
5 | Bissoli, Daniela Coutinho - Eneida Maria Souza Mendonça | GRAFITE E URBANIDADE: Insurgências em Vitória – ES | Brasil | ||||
6 | Calderón, Rude, Ana B. Uribe | ARTE URBANO Y COMUNIDAD LATINA La producción artística del Centro Cívico en Este de Los Angeles, Ca. | México | ||||
7 | Cantamutto, Lucia, Marcelo Díaz | PIC NIC, PACHANGA, KERMESSE ¿QUÉ MÁS QUERÉS? El Campeonato Nacional de Picnic y la resignificación de un espacio público | Argentina | ||||
8 | Canto Novoa, Nadinne | Represión como estrategia de subjetivación: apuntes sobre algunas intervenciones públicas de Diamela Eltit y Alfredo Jaar. | Chile | ||||
9 | Capasso, Verónica Cecilia | ARTE, POLÍTICA Y ESPACIO PÚBLICO EN LA CIUDAD DE LA PLATA: LA EXPERIENCIA DEL COLECTIVO DE ARTE MURALISTA SIENVOLANDO | Argentina | ||||
10 | Cirillo, José y Rosa da Penha Ferreira da Costa | A CIDADE COMO ORGANISMO VIVO: AS ALTERAÇÕES NA PAISAGEM DE VITÓRIA DO SÉCULO XIX A 1950 | Brasil | ||||
11 | Costa, Sabrina Albuquerque de Araújo | A POLÊMICA EM TORNO DO MONUMENTO A IRACEMA E A CONSTRUÇÃO DO HERÓI NACIONAL | Brasil | ||||
12 | Durante, Milena Batista | EIA, EXPERIÊNCIA IMERSIVA AMBIENTAL Imersões na cidade de São Paulo PÚBLICOS E PRIVADOS: projeto Pibid e a arte no espaço cotidiano escolar | Brasil | ||||
13 | Espantoso Rodríguez, Teresa, Viviana Isola | Derroteros de una imagen. El monumento ecuestre al General José de San Martín en Boulogne sur Mer, Francia, y su destino en suelo americano | Argentina | ||||
14 | Estrada García, Claudia Marcela | ARTE Y COMUNICACIÓN. Un primer abordaje conceptual y metodológico a partir del estudio de dos proyectos realizados en el marco del 7° Salón de Octubre en Cali | Colombia | ||||
15 | Favre, Patricia | HÉROES DE ALPARGATAS. De la reivindicación política al monumento público | Argentina | ||||
16 | Ferreira, Agnes Leite Thompson Dantas | OS EQUIPAMENTOS SOCIAIS NA ARTE PÚBLICA Os espaço urbano da poligonal 1 de Vitória (ES) na cena artística | Brasil | ||||
17 | Frade, Isabela y Joice Henck y Leticia Saraiva | DA ESFERA RELACIONAL AO ESPAÇO PÚBLICO: O Projeto Terra Doce na via UERJ – Mangueira | Brasil | ||||
18 | Furegatti, Sylvia | ARTE EXTRAMUROS NO BRASIL. A confluência entre espaço urbano e instituição cultural na formação da vertente artística Extramuros no Brasil. | Brasil | ||||
19 | Furtado, Rita Márcia Magalhães | ESTÉTICA, COTIDIANO, MEMÓRIA E EMANCIPAÇÃO Possibilidades formadoras da arte pública | Brasil | ||||
20 | Ganz, Louise Marie Cardoso | COMO CONSTRUIR CLAREIRAS: o acesso físico à terra e a produção de imagens de controle | Brasil | ||||
21 | Ganz, Louise Marie Cardoso | Bike foods | Brasil | ||||
22 | Garrocini, Claudia | PATRIMÔNIO E MEMÓRIA VIDEOGRÁFICA Mapeamento audiovisual para catalogação da Arte Publica do Parque Buenos Aires em São Paulo | Brasil | ||||
23 | Gonçalves, Wayner Tristao | O ANTI HERÓI NA REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO ESPAÇO PÚBLICO | Brasil | ||||
24 | Gonsalez, Helenita Bueno y Maria Clara Amado Martins | ARTE PÚBLICA NO ESPAÇO URBANO NA CIDADE DE NITERÓI -RJ | Brasil | ||||
25 | González, María Laura | “TEATRO CALLEJERO” Y “PERFORMANCE URBANA” Dos maneras coyunturales de hacer arte público en democracia | Argentina | ||||
26 | Grando, Angela y Melina Almada Sarnaglia | ARTE PÚBLICA E INDIVIDUALIDADE: ESTRATÉGIAS NO “HABITAR” O ESPAÇO DA OBRA | Brasil | ||||
27 | Guerra, Raquel y Laédio José Martins | “O GUARDA-CIRCO” E A PERFORMANCE CLOWNESCA NOS ESPAÇOS PÚBLICOS DO NORTE DA ILHA DE FLORIANÓPOLIS – SC | Brasil | ||||
28 | Illanes, Carol | UNA EXPLORACIÓN A LA CIUDAD ACTUAL Deseos, traumas, olvidos en el arte chileno contemporáneo | Chile | ||||
29 | Jünge, Jonatha y Cesar Floriano dos Santos | MÍDIA E ARTE NA METRÓPOLE. Estudo sobre a paisagem urbana de São Paulo após a Lei Cidade Limpa | Brasil | ||||
30 | Knaak, Bianca | ARTE PÚBLICA E ESPAÇO URBANO: MARCAS DA BIENAL DO MERCOSUL NA CIDADE DE PORTO ALEGRE | Brasil | ||||
31 | Lindenberg, Maria Helena e Samira Margotto | ENTRE PROGRAMAS E PROJETOS | Brasil | ||||
32 | Linke Ferreira, Ines Karin | This land your land journeys: turismo em propriedades privadas | Brasil | ||||
33 | Llanos Jaramillo, Julián Andrés | TENSIONES Y VIRAJES EN EL DIÁLOGO DE LOS MONUMENTOS CONMEMORATIVOS CON LA CIUDAD Referentes para la discusión a partir del caso de Tunja, Colombia | Colombia | ||||
34 | Lopes, Almerinda da Silva | A ESCULTURA CINÉTICA NO ESPAÇO PÚBLICO: DOIS ESTUDOS DE CASO | Brasil | ||||
35 | Machado, Fábio Purper y José Francisco Flores Goulart | O APARELHADO NO JARDIM. Uma proposta narrativa de antimonumento na UFSM | Brasil | ||||
36 | Malheiros, Ubiraélcio da Silva | ARTE PUBLICA E ESPAÇO POLÍTICO: Configurações e similaridades na construção do espaço urbano de Brasília (DF) e de Palmas (TO). | Brasil | ||||
37 | Masson, Michel y Quintella, Ivvy Pedrosa Cavalcante Pessôa | AMPLOS CIRCUITOS: a obra fora do museu | Brasil | ||||
38 | Miranda, Clara Luiza | ARTE PÚBLICA COMO INTERAÇÃO Proposições mínimas em paisagens banais | Brasil | ||||
39 | Montero, Carolina Gisele | La conmemoración del V centenario del llamado Descubrimiento de América en Bahía Blanca: una nueva conquista sobre el espacio público | Argentina | ||||
40 | Muntadas, Antoni y David Moreno Sperling , Fábio Lopes de Souza Santos, Ruy Sardinha Lopes | Workshop [Zonas Liminares]: agenciamento situacional de pesquisadores, práticas artísticas e mapeamento de fenômenos urbanos | Brasil | ||||
41 | Oliveira, Luiz Sérgio de | A FRONTEIRA, A INVENÇÃO DO “OUTRO” E AS AMÉRICAS AO SUL: projetos de arte de Alfredo Jaar e Judi Werthein para a região entre Tijuana, México, e San Diego, Estados Unidos | Brasil | ||||
42 | Pereira Júnior, Lamounier Lucas | A AURA DA OBRA DE ARTE PÚBLICA: uma análise das intervenções artísticas no espaço urbano a partir do conceito benjaminiano de aura | Brasil | ||||
43 | Piccioni, Raúl Enrique | ARTE PÚBLICO, ARTE URBANO. DEBATES Y PROYECTOS EN LA BUENOS AIRES DE LOS ANOS 20´ | Argentina | ||||
44 | Pires, Maria de Lourdes y Jeanine Mara Tavares | A ARTE PÚBLICA NA CIDADE DE FLORIANÓPOLIS: O PAPEL DO PODER PÚBLICO NA POLITICA DE CONSTRUÇÃO DE UM ACERVO DE ARTE PÚBLICA. | Brasil | ||||
45 | Ponieman, Viviana | PUENTE DE LA MEMORIA© Proyecto de Arte Memoria Derechos Humanos y Arte público | Argentina | ||||
46 | Quintella, Ivvy Pessôa y Michel Nunes Lopes Masson | As incorporações das ações urbanas na cidade contemporânea | Brasil | ||||
47 | Rey Márquez, Juan Ricardo | LA JURA DE FERNANDO VII EN 1808, EN LA VILLA DE SAN BARTOLOMÉ DE HONDA. La recordatio efímera en el Antiguo Régimen neogranadino | Colombia | ||||
48 | Ribas, Diana Itatí | EL MONUMENTO A LOS FUNDADORES (BAHÍA BLANCA - REP.ARGENTINA, 1931). Imágenes y política en la encrucijada | Argentina | ||||
49 | Sánchez Schwember, Beatriz | ESCULPIENDO ESPACIOS POLÍTICOS. C.A.D.A. y sus intervenciones en el espacio público | Chile | ||||
50 | Santos, Fábio Lopes de Souza y David Moreno Sperling | O duplo da cidade: a experiência do espaço em Antoni Muntadas, Ana Tavares e Dan Graham | Brasil | ||||
51 | Sayão, Bruno | ARTE, POLÍTICA E COMUNICAÇÃO NO BRASIL DOS ANOS 1960. Os outdoors realizados por Nelson Leirner | Brasil | ||||
52 | Schávelzon, Daniel | Entre el arte público y el privado: los primeros murales de David A. Siqueiros (1926-1933) | Argentina | ||||
53 | Silva, Dalmo de Oliveira Souza e, y Marina Jugue Chinem | A intervenção da poética visual de Eduardo Kobra na cidade de São Paulo | Brasil | ||||
54 | Silva, Julio Cesar da Silva | A experiência privada com a arte publica no Projeto Inquilino. | Brasil | ||||
55 | Souza, Renato Vieira de | ARTE PÚBLICA E OS NÃO-LUGARES O caso de Mosqueiro: uma ilha de Belém-PA | Brasil | ||||
56 | Szmulewicz R., Ignacio | LA CIUDAD DEL MARGEN. MÁS ALLÁ DEL ARTE PÚBLICO COMUNITARIO. Un proyecto de intervención colaborativa de Ángela Ramírez | Chile | ||||
57 | Tamai, Sidney | Análise de quatro exposições de esculturas recombinantes, articuladas ao público e ao conceito de espaço público. | Brasil | ||||
58 | Uribe, Sandra y Ana B. Uribe | ARTE URBANO Y RECHAZO SOCIAL La escultura pública la figura obscena en Colima, México | México | ||||
59 | Vanegas Carrasco, Carolina | Arte y política a mediados del siglo XIX en la Nueva Granada: el caso del “Bolívar de Tenerani” | Colombia | ||||
60 | Veloso, Sainy C.B. y Márcia Metran de Mello | PRÁTICAS POLÍTICAS DE VISIBILIDADES NA AMÉRICA LATINA: TRADIÇÃO, RUPTURAS E RELAÇÕES ENTRE ALTERIDADES: GOIÂNIA/GOIÁS E “LA VICTORIA”, CENTRO DO SETOR SUL DA CIDADE DE SANTIAGO DO CHILE | Brasil | ||||
61 | Vieira, Leandro Costa | A TEIA DOS DIZERES: FORMAS FETICHIZADAS DA CIDADE ESCRITA NA VERTICAL DAS PAREDES GRAFITADAS – olhar do passante que (trans)vê a urbe arquitetada e transgredida | Brasil | ||||
62 | Villalba Storti, Paolo | CONSTRUCCIÓN VISUAL DE LA MEMORIA EN EL ESPACIO PÚBLICO. Memoria y olvido en la ciudad de Medellín | Colombia | ||||
63 | Villarroel , Gisela | ARTE PÚBLICO, CIUDADANÍA E HISTORIA Estrategias para la visibilización de la historia ciudadana | Argentina | ||||
64 | Zaidler, Waldemar | ARTE PÚBLICA E ARTE DE RUA. Graffiti versus grafite | Brasil | ||||
65 | Zamariola, Paola Lopes | O TRÂNSITO ENTRE ESPAÇOS E LUGARES. Experiências de Gordon-Matta Clark e o grupo Viajou sem Passaporte | Brasil | ||||
66 | Zimermann, Giovana | ARTE PÚBLICA EM FLORIANÓPOLIS: A PRAÇA XV COMO LUGAR PRATICADO | Brasil | ||||